quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Proerd

O PROERD tem por base, o projeto D. A. R. E. (Drug Abuse Resistance Education) criado em Los Angeles nos Estados Unidos em 1983. Chegou ao Brasil em 1992, através da PM do Rio de Janeiro e em 1993 foi desenvolvido também no Estado de São Paulo. Desde 2002, o programa está presente em todos os Estados do Brasil. Hoje o programa está em mais 58 países.
De caráter social e preventivo, o programa é posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos de 4ª e 6ª séries (5º e 7º ano) e aos pais.
O programa é um fator de proteção para a valorização da vida e consiste numa ação conjunta entre a Policia Militar, a Escola e a Família, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.
As aulas a serem ministradas estão organizadas no livro do estudante, em 10 (dez) lições de em média quarenta e cinco minutos de duração. O módulo destinado aos pais conta com cinco aulas. Além do livro do estudante a criança recebe um “kit” de comunicação visual composto de 01 (uma) camiseta e 01 (um) boné com a logomarca do programa, os quais serão distribuídos no dia da Formatura, juntamente com um certificado de conclusão do curso, quando o aluno formando presta o compromisso diante da Polícia, da Escola e da Família de resistir às drogas e à violência.
Para participar do programa, a escola só precisará mostrar interesse, se cadastrar junto a Coordenação no 2º BPM, localizado no Bairro Barra de Itaipé ou via e-mail proerd.2bpm@yahoo.com.br, além de disponibilizar um horário semanal para o Instrutor Proerd ministrar as aulas.
Quanto aos alunos, para participar da formatura e receber o certificado, precisa:
-Preencher corretamente o livro do estudante.
-Frequentar as aulas (no máximo duas faltas justificadas).
-Comporta-se bem durante as aulas, respeitando os combinando PROERD.
-Escrever uma redação para a formatura, mostrando os novos conhecimentos para os outros estudantes, amigos e familiares.
-Manter-se longe das drogas.