quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Bebidas alcoólicas

A bebida alcoólica pode ser considerada como a droga mais vendida no planeta. O alcoolismo dela decorrente é um sério problema de saúde pública mundial. Sua ingestão leva à perdade coordenação motora e de raciocínio. Comumente tem reflexos lentos e perda de memória recente ou até mesmo apagões e até coma alcóolico.
Segundo pesquisas recebntes, o consumo de álcool por adolecentes, afeta também as regiões responsáveis por habilidades como memória, aprendizado, autocontrole e principalmente a motivação.
O álcool prejudica todo o organismo, pois é absorvido diretamente pela corrente sanguínea, podendo aumentar o risco de várias doenças fatais como o cêncer.
O uso continuo, pode levar a incapacidade de controlar a bebida, tornado a pessoa um dependente.
A pessoa que tem problemas com bebidas, pode ser identificado por sintomas como: fica bebado com frequência, tem ressaca constante, acha que a bebida é necessário para se divertir, tem apagões (black-out, esquece o que fez enquanto bebia), começa a ter problemas na escola e com a lei, sente-se enfraquecido, deprimido.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2007, morreram 35 mil pessoas em acidentes de autómoveis relacionados com o uso de bebidas alcóolicas. A Lei Seca, proibe a condução de veículos por pessoas que tenha bebido.
É proibido também, a venda de bebidas alcóolicas a menores de 18 anos.
19 milhões de brasileiros são dependentes de álcool. Pesquisas apontam que 40% dos problemas domésticos são causado por bebidas.