quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Perguntas e Respostas
























ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. Como as pessoas podem parar de beber e fumar sendo adultos ou crianças?
Parar de beber:
Primeiramente a pessoa precisa querer parar e depois procurar ajuda médica ou apoio de organizações como os Alcoólicos Anônimos, que ajudam os dependentes de bebidas a parar de beber.
“Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.” (site Oficial do AA)
Para ser admitido no AA, não precisa para taxa ou mensalidade. A única exigência é que o dependente manifeste o desejo de abandonar a bebida.
Os membros do AA são protegidos pelo anonimato, tendo suas identidades preservada e evitando projeção pessoal ou de terceiros.


Onde encontrar mais informações sobre o AA e o álcool.
http://www.alcoolicosanonimos.org.br/
http://www.orientacoesmedicas.com.br/sosalcoolismo.asp
http://www.alcoolismo.com.br/alcoolismo.htm
http://www.alcoolismo.com.br/drogas.htm

Parar de fumar: Os fumantes também precisam ter força de vontade para parar e caso necessário procurar orientação médica.
Decidido parar de fumar, o usuário do cigarro deve fazê-lo paulatinamente (diminuindo diariamente a quantidade de cigarro), pois o seu corpo já está dependente da nicotina e parando de uma só vez, ele pode sentir-se a abstinência e não resistindo a necessidade de fumar, pode não consegui parar de fumar.
No site http://www.comoparardefumar.com.br/parar.asp, é apresentado entre outras informações, os passos que um fumante deve seguir para parar de fumar. Primeiramente é orientado a identificar os motivos que o levou a fuma e se a dependência é:
- psicológica (fuma sem perceber, impulsiva e irrefletidamente. Fuma para responder estímulo externo),

- química (fuma para aliviar os efeitos dos sintomas da abstinência à nicotina), ou

- a falta de vontade para enfrentar o vício (ele acha impossível parar de fumar).
Assim, no site “Como parar de fumar”, é apresentado 6 passos para o fumante ativo pare de fumar. São eles:

“1) Admitir-se fumante; dispor-se a parar de fumar e estabelecer prazo (capítulos III e VII);

2) Através de exercícios mentais, adquirir novos hábitos para substituir os antigos que respondiam aos estímulos fumando;

3) Estudar os sistemas e aparelhos orgânicos, assim como os fatores psicológicos da observação;

4) Estabelecer o armistício de paz condicional, cumprir com o plano de ação individual e aplicar o programa contido neste Método Paulatino. (capítulos III, IX e X);

5) Não dar tanta importância ao contexto social, no qual você está inserido, a tal ponto de ter comportamentos, somente, para agradá-los. Demonstre o seu valor, pelo conteúdo da sua moral e da sua dignidade, pois, assim, você será aceito com maior respeito;

6) Fortalecer a sua vontade de tomar a decisão final de parar de fumar, no momento apropriado.”

(texto do site Para parar de fumar, de responsabilidade de José Carlos D'Ângelo, acessado em 10 nov 2008, às 16:32h).

Alguns site sobre o assunto:
http://www.comoparardefumar.com.br/parar.asp
http://www.deixardefumar.com.br/



2. As drogas podem causas os mesmos problemas que o cigarro?

Todas as drogas causam algum tipo de reação no organismo, umas mais graves e outras menos. Se tratando da maconha ela possui 50 a 70% mais substâncias químicas cancerígenas do que o cigarro que tem mais de 4700 substâncias químicas na fumaça sendo delas 60 cancerígenas. As outras drogas ilícitas como maconha, cocaína, craque, LSD, ecstasy entre outras podem matar muito mais rápida do que o cigarro. E todas provocam danos ao cérebro e nosso corpo. Inclusive algumas delas podem matar na primeira vez de uso, como os inalantes.
No site http://www.pime.org.br/missaojovem/mjeducvicio.htm, tem um depoimento muito interessante de um ex-fumante com o titulo de “Confissões de um viciado arrependido” texto atribuído ao médico Drauzio Varella. Vale à pena ler.

3. O que acontece com aquela pessoa que está grávida e fuma?
Fumar durante a gravidez traz sérios riscos entre eles: abortos espontâneos, nascimentos prematuros, bebês de baixo peso, mortes fetais e de recém-nascidos, complicações com a placenta e episódios de hemorragia (sangramento) ocorrem mais freqüentemente quando a mulher grávida fuma.
Além disso, essas mulheres que fumam apresenta mais complicações durante o . Mesmo as que não fumam podem ter problemas se vive com fumantes, ou se fica em ambientes que tem fumante. Pois a fumaça causa danos a saúde.
Mais informações sobre o cigarro na gravidez:
http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=499

4. Minha mãe é fumante e quando eu sinto o cheiro de cigarro o meu nariz tampa e eu fico tonta. Eu posso estar correndo riscos?
Ela está colocando em risco a própria saúde, a sua, e a de todos que moram na mesma casa e respiram a fumaça do cigarro. Pois a fumaça do cigarro possui mais de 4.700 substâncias químicas cancerígena. Entre tantos problemas que o cigarro pode causar, ele também atrapalha o desenvolvimento do corpo.


5. O álcool deixa o cérebro e o corpo lentos?

Sim. O álcool além de deixar o cérebro e o corpo. Exemplos disso é a perda da concentração, reflexos mais lentos, lapsos de memória, perda do auto controle, perda da coordenação motora, etc.