quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Ecstasy

Ecstasy (metilenodioximetanfetamina (MDMA)) é uma droga feita em laboratório e que demora de 30 a 60 minutos para surtir efeito. Seus efeitos são mais rápidos do que os de outras drogas, assim quando a pessoa pensa que os efeitos estão começando, é possível que na verdade os efeitos estejam muito próximos do pico e dura por cerca de três a quatro horas, podendo ter duração de até seis horas.
As sensações imediatas são de euforia e perda de inibições. Pode causar náuseas, desidratação, hipertermia (temperatura elevada do corpo), hiponatrémia. Sintomas estes comurmente ignorado pelos usuários, podendo ocasionar exaustão, convulsões e até mesmo a morte.
O uso frequente pode ter perda de memória parcial porém, caso a pessoa pare de usar, essa perda é reversível,
Nos dias seguintes ao uso, a pessoa pode ter frequentes variações de humor, períodos depressivos.
A mistura do ecstasy com outras substâncias é ainda mais prejudicial à saúde. Se o usuário ingerido com bebidas alcoólicas por exemplo, pode ter um choque cardiorrespiratório levando a morte.
Como acontece com todas as outras drogas, o usuário ecstasy fica "acostumado" com a dose ingerida, é necessário aumentar-la cada vez mais para sentir os efeitos.
Ainda não tem estatísticas sobre o uso entre os jovens brasileiros.