quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O Cigarro

O cigarro que antes era sinal de status hoje é “fora de moda”, embora continue sendo um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo, ele é também o produto de consumo que mais mata.
Mata mais até do que a malária, a varíola e a AIDS juntas. Só no Brasil morre por ano 200.000 pessoas.
Os fumantes costumam ter mau hálito, chiasso, tosse, cabelo e roupas com cheiro de cigarro, dentes e dedos amarelados, resfriados freqüentes, diminuição dos sentidos do olfato e do paladar, fôlego curto e surto de asmas. Caso o fumo seja mascado pode ainda, ter sangramento da gengiva, feridas e sangramento na boca, além de lábios rachados.
Entre os vários problemas de saúde que o cigarro pode causar, encontra-se o câncer de pulmão, de boca, de bexiga, de garganta, de rim e de pâncreas. Causa doenças cardíacas e cardiovasculares e bronquite crônica. O cigarro também causa dependência. Isso porque o cigarro contém nicotina, uma poderosa substância nociva.
Prejudica também o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes que tem contato com o cigarro, ou fumam. Só na fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas. Portanto caso você leitor, seja pai, mãe, responsável, ou qualquer adulto fumante, pense bem o que está fazendo com sua família, ao fumar perto deles.
Vale lembrar, que a Lei de nosso país proíbe a venda de cigarro, tabaco, ou derivados do fumo a menores de 18 anos. Também é proibido o uso em locais públicos, assim como em escolas, cinemas, teatros, museus, bibliotecas e em locais fechados destinados a esportes.
Também são proibidas as propagandas sobre o cigarro dirigidas a crianças ou que use animais nas campanhas. Além disso, deve haver advertência sobre os perigos para a saúde nas carteiras de cigarro e nas publicidades, como já podemos observar.
Para parar de fumar, primeiramente o fumante precisa querer e esta motivado a parar de fumar, procurar ajuda em centro de tratamentos e após cinco a dez anos sem fumar, o fumante volta a ter as mesmas possibilidades de adquirir doenças provocadas pelo cigarro como qualquer outra pessoa que não fuma.